sábado, 23 de fevereiro de 2013

Openbox X5 HD Teste Completo

Mais um receptor novo que trazemos para  testes, desta vez optamos por uma marca de baixo custo Openbox e que esta muito na moda devido a sua relação qualidade/preço.
O receptor Openbox X5 HD PVR também é conhecido por outra marca Eyebox X5, e por aquilo que percebemos é em tudo igual até a fabrica de produção é a mesma, simplesmente é mais barato.

Embalagem / Conteúdo
A embalagem é igual a tantas outras e não tem nenhum ponto negativo a reportar, depois de aberta temos um cabo de alimentação, um cabo HDMI, um receptor Openbox X5 HD PVR, um comando (remote control), um manual de instalação rápido em inglês, no entanto o comando não inclui pilhas.

Instalação
Muito fácil de configurar, pois ao contrário de outros modelos Openbox este já inclui Hispasat, Astra, Hotbird, etc…, e também o menu tem opção de língua Portuguesa, depois dessa configuração optei por fazer uma pesquisa cega que demorou 9 minutos e 30 segundos no satélite Hispasat onde encontrou todos os canais o que é muito bom pois nalguns receptores temos que adicionar os transponders manualmente. A seguir foi só verificar o IP e DNS, no qual alterei o DNS para os da Google 8.8.8.8 para a box ter uma melhor resposta mesmo ligando a Google Maps/Youtube/Gmail.

http://www.tdtsathd.com/images/openbox_x5_box_caixa_frente.jpgUtilização
No que toca a Stand-By e ligar a frio, o receptor demora sempre 30 segundos o que é muito bom, já que a maior parte dos receptores modernos Enigma demoram mais. A nível de entradas USB temos 2, uma frontal e uma na traseira no qual podemos usar 2 pens ou discos externos ao mesmo tempo, a nível de zapping esta nos 1.5 segundos isto certamente deve-se ao processador 667MHz 32-bit MIPS, o que torna a box muito rápida e fluida. No que toca ao EPG também temos novidades já que a mesma permite ter acesso a uma lista ao lado dos canais um um EPG mais completo o que não acontecia nas antigas Openbox / Skybox. O Media Center também está bastante completo no entanto ainda falta melhorar o suporte para discos externos NTFS,  visualização de imagens e ouvir músicas está perfeito, as legendas também funcionam na perfeição e no tamanho certo. O que mais surpreendeu pela positiva foi o suporte Full HD, que se nota perfeitamente no Youtube pois quando se seleccionam filmes em formato Full HD  (1920×1080), o aparelho não se queixa em nada. A nível de temperatura a box está bem construída pois esta nunca passou os 32º graus celsius.

TESTE COMPLETO REALIZADO 

Optamos por realizar um conjunto de testes de bancada

Formato de Videos
1080i H264 EAC3 -----------------------OK / Som não suportado
AVI DIVX(DX50) ------------------------Formato não suportado
AVI MPEG-4 XVID legendaspt-------------OK
AVI MS-MPEG4 (MP42)--------------------Formato não suportado
AVI XVID ------------------------------OK
m2ts AVCHD 1080p Dolby Digital 5.1 ----OK
m2ts AVCHD 1080p Dolby TrueHD 7.1 -----OK / Som não suportado
MKV 720p AC3 2audios h264 -------------OK
MKV 720p DTS-HD 2legendas h264 --------OK / Som Nao suportado
MKV 1080p AC3 264 ---------------------OK
MKV 1080p DTS 264 ---------------------OK / Som Nao suportado
MOV -----------------------------------OK
MP4 MPEG-4 ----------------------------OK
VOB (DTS 5.1) -------------------------OK / Som não suportado
VOB (DTS ES) --------------------------OK
VOB (DTS-96 24) -----------------------OK / Som não suportado
 Formato Áudio
FLAC HD ---------OK
MIDI ------------Formato não suportado
MP3 -------------OK
WAV -------------OK
WMA -------------OK
 Formato Imagem
BMP -------------OK
GIF -------------OK
JPG -------------OK
PNG -------------OK

Discos / Pens
Disco externo 2.5 500GB------OK / Não detectou NTFS
Pen USB 4GB -----------------OK

Tempos
Pesquisa de canais ----------9.30 Minutos (Blind Search Hispasat)
Mudar de canal --------------1.2 Segundos
Ligar receptor a frio -------30 Segundos
Ligar receptor Stand-By -----30 Segundos

Consumos
Ligado canal HD ----------------------10.9W
Stand-BY ------------------------------5.1W
Ligado PEN USB 4GB Video 720p ---------11W
Ligado Disco 500GB 2.5" Video 720p ----Não detectou Disco NTFS
Gravar Canal HD Pen USB 4GB ----------11W

Temperatura
12 Horas ligado ----------Max 32º Graus

Teste YouTube
Filme YouTube 20 Minutos 1080p (Full HD) ----------OK
Filme YouTube 20 Minutos 720p ---------------------OK
Filme YouTube qualidade normal (SD) 5 Minutos -----OK
Velocidade carregamento ---------------------------OK

Comando (Remote Control)
Teste LOS 3 Metro ---------OK
Teste LOS 6 Metros --------OK
Teste NLOS 1 Metros -------OK
Teste NLOS 3 Metros -------Não Detectado

Conclusão
Antes de mais, queria deixar claro que esta review foi feita com o firmware “Build date: 25/01/2013″, porque o receptor vinha de fábrica com uma versão anterior que tinha alguns bugs que já se encontram resolvidos na versão que testamos e por isso nem falamos neles.
Podemos começar por aquilo que mais adoramos neste receptor, que é a sua velocidade e fluidez, a parte do Youtube foi a mais surpreendente, pois, quando realizamos um teste de 20 minutos a um vídeo 1920×1080 (Full HD) ele não soluçou uma única vez, acho que foi o primeiro receptor satélite que tivemos nas mãos que passou em todos os testes no youtube, e com grande velocidade de carregamento, o que se nota que os drivers da placa de rede estão optimizados. Fazer zapping entre canais também é rápido, e não se pode pedir melhor, os jogos para os mais pequenos também são uma surpresa agradável pois tem centenas de jogos para fazer download, no entanto, o servidor de jogos poderia ser melhorado pois é um pouco lento, talvez deva estar sobrecarregado. Google Maps, e Gmail são outras novidades que fazem muito jeito, principalmente o Gmail, porque para quem passa muito tempo na TV consegue verificar logo quando chega um novo email. Mesmo no que toca a IPTV está bastante funcional e podemos meter as nossas listas de servers que fazem streams de canais online.
No que toca à imagem SD poderia ser melhor, no entanto a Imagem dvb-s2 (HD) está perfeita quando ligado através da saída HDMI. Os mais graúdos tem acesso a um famoso site de conteúdos para adulto e que também funciona sem espinhas… Como já foi referido a instalação também já inclui melhorias em relação aos antigos Openbox, no que toca aos satélites pois já inclui o Hispasat, Astra, Hotbird o que não obriga a adicionar manualmente.
O consumo é um pouco acima daquilo que se espera hoje em dia, no entanto fica muito abaixo do anunciado pelo fabricante 20W, nunca conseguimos ir acima dos 11W, sendo que a média era sempre entre 9W e 10W.
No que toca a velocidade entre ligar e aparecer um canal, este processo também está bastante rápido, demora cerca 30 segundos. Os pontos mais negativos é não ter detectado um disco externo NTFS e não existir forma de ordenar a lista de canais, no entanto sabemos que isto são bugs e esperamos que a team já esteja a trabalhar para os resolver, pois os mesmos já foram reportados. As legendas também são óptimas em Media Center, como podem verificar através das fotos que colocamos em anexo. No que toca a suporte, têm saído com frequência firmwares com a correcção de bugs detectados o que significa que tem um bom suporte para já.
Só podíamos dar uma boa pontuação a este equipamento pois trata-se de um Low Cost abaixo dos 90€, e não conhecemos outro receptor que consiga fazer isto tudo com o mesmo desempenho e por um valor tão baixo.




0 comentários:

Postar um comentário