sábado, 23 de março de 2013

NAGRA 4


A mais nova tecnologia de criptografia de canais da Nagra, a chamada Nagravison 4, está sendo testada desde 2011 na Europa e deverá chegar ao Brasil nos próximos dias. O primeiro satélite que testará o novo sistema será o Amazonas 3, seguido dos novos satélites da Starone (que serão usados futuramente pela Claro TV). A nova tecnologia chega para bater mais uma vez de frente com a pirataria, em uma luta que está perto de ser vencida, veja o porquê:
Diminuição dos custos
A Nagravision, que hoje possui uma imagem ruim dentre as grandes operadoras no mundo frente a ineficácia do N3, irá financiar a atualização do serviço, subsidiando o custo com a troca de receptores e cartões. O mesmo sistema já está sendo feito nos EUA e já codifica vários canais esportivos e PPV. Os custos operacionais seriam o maior empecílio das operadoras, mas com a necessidade de atualizar toda a base de clientes para os pacotes HD, a troca viria a calhar no momento.
Outras tecnologias já venceram os piratas
A tecnologia usada pela operadora SKY em seus canais HD, que já conta com mais de 3 anos de existencia, ainda não chegou perto de ser vencida pelos piratas. Assim como o N3 a tecnologia não pode ser quebrada via programas de computador, mas além dessa proteção, a criptografia está imune dos antiquados receptores usados para ler os cartões da operadora. Sem conseguir fazer a leitura, é impossível fazer o compartilhamento das chaves. A tecnologia usada pela GVT TV também não é passível de quebras ou invasões. Como cada sistema é controlada dia e noite pela própria operadora (via internet), não há como compartilhar pontos ou dividir cartões.
A cultura do brasileiro deve mudar
O povo brasileiro está ganhando mais, estudando mais, e principalmente aos poucos vai desenvolvendo valores. Nada como esse fator, aliado à um trabalho de redução de impostos e aumento da qualidade de atendimento nas operadoras, fará com que gradualmente o uso de sistemas "alternativos" seja reduzido. Será ainda mais bonito, correto e saudável do que ficar na briga infinita entre polícia e ladrões de galinhas.

0 comentários:

Postar um comentário